Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Água No Deserto?


A cena até parece uma praia artificial: água clara, altas árvores e areia. Mas, na verdade, são oásis, regiões no meio do deserto onde o lençol freático é mais raso e a vegetação é possível. Veja como tudo isso acontece:




Descanso da caravana

Comerciantes e povos nômades da África que precisam cruzar o deserto já criam um roteiro em que os oásis estarão no caminho. Afinal de contas, é o momento de poder descansar debaixo de uma sombrinha fresca. Sem eles, a viagem poderia ser impossível! Mas esses povos já estão bem acostumados: fazem isso há quase 3 mil anos.

Água, como você apareceu aqui?
Claro, não foi com a chuva que se formaram os lagos dos oásis. Eles surgiram porque naquela região, o lençol freático está mais próximo à superfície. Um dos principais motivos para a água aparecer é o desgaste do solo causado pelo vento. As fortes ventanias podem mover até 260 milhões de toneladas de areia por ano! A região fica rasa e aí a água vinda dos lençóis aparece. 



Pode beber?

Nem toda água dos lagos dos oásis são potáveis. Dependendo da composição do solo, são salgadas e, se forem ricas em potássio, por exemplo, podem funcionar como um desagradável laxante – isso mesmo, quem beber vai fazer muito cocô! Ah, e alguns povos que habitam oásis aproveitam a água doce para criar peixes e dar aquela incrementada no jantar.



Oásis artificiais

Em alguns locais do deserto, governos locais perfuram poços bem profundos para encontrar água e, assim, forçar o surgimento desse tipo de sistema.

Bichos devoradores
Junto com os povos nômades andam cabras muito famintas. Assim que encontram um arbusto, logo acatam o vegetal. A fome deve ser tanta que muitas vezes esses bichos engolem até as raízes e, assim, acabam desmatando a região. =(



Transporte animal

Se um nômade pudesse escolher entre um carro e um camelo para se locomover no deserto, ficaria com a segunda opção. O bicho pode ficar até dez dias sem comer e até 7 sem beber água. Se encontram um lago com água potável, bebem até 90 litros de uma vez só.

Casa de nômade
Os povos que habitam o oásis criam suas próprias habitações: troncos de árvores e folhas de palmeira dão uma boa tenda para os tuaregues. Beduínos utilizam a pele da cabra (tadinha!) e armam a toca colocando-a sobre estacas.

Árvore resistente
Já deu para perceber que, para viver nessas regiões, é preciso ser resistente ao calor e criar reservatórios de água. Pois com a tamareira, a palmeira dos oásis, a história é parecida. Ela cresce rápido mesmo sobre sol escaldante e as raízes são poderosas, capaz de sugar a água de depósitos subterrâneos.

Cocô é adubo
Os nômades moradores dos oásis aproveitam as fezes dos animais para alimentar o solo pobre em nutrientes e cultivar cereais, como grão-de-bico, feijão e amendoim. As plantações são feitas em sobras produzidas pelas tamareiras e irrigadas com a água dos lagos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário