Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

terça-feira, 31 de março de 2015

Abertura da Torre Eiffel ao público completa 126 anos

A  inauguração ocorreu em 31 de março de 1889 Foto: Divulgação
A inauguração ocorreu em 31 de março de 1889 Foto: Divulgação
Paris amanheceu em festa. Há exatos 126 anos, a Torre Eiffel, maior cartão-postal da cidade, era aberta ao público. O monumento metálico foi projetado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel e construído entre 1887 e 1889. Sua inauguração ocorreu em 31 de março de 1889. Localizada na grande área verde do Champ de Mars (Campo de Marte), é um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. No topo, sustenta uma antena de rádio e, na base, lojas e restaurantes.
Como o monumento surgiu
Também conhecida como “Dama de Ferro”, a Torre Eiffel nasceu a partir de um concurso realizado pelo governo francês para a construção de um monumento em comemoração ao centenário da Revolução Francesa e para a Feira Mundial em Paris, que também celebraria a data. Á época, mais de cem projetos foram apresentados para a competição.
O projeto vencedor foi o apresentado pelo engenheiro Gustave Eiffel, que também foi responsável pela construção da Estátua da Liberdade, em Nova York. Assinada também por Maurice Koechlin e Émile Nouguier, colegas de Eiffel, a torre seria a estrutura mais alta construída pelo homem até então, tendo 324 metros de altura quando finalizada. Ao todo, foram 600 dias de construção e 300 operários empregados somente na montagem da mesma.
A beleza do monumento à noite Foto: Divulgação
A beleza do monumento à noite Foto: Divulgação
De provisório a definitivo
Embora para muitos seja difícil de imaginar a capital francesa sem a torre, o monumento esteve ameaçado por diversas vezes. O projeto previa que ela seria uma estrutura provisória e, após as exposições de 1889 e 1900, chegou a ter a demolição marcada para 1909.
No entanto, o uso da estrutura como antena de rádio a partir de 1898 ajudou a torre a continuar de pé por mais uns anos, embora seu destino ainda fosse incerto à época. A permanência só foi garantida quando a altura da Dama de Ferro ajudou os franceses a interceptar as mensagens do exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
A partir dos anos 1950, a Torre Eiffel começou a receber uma massa considerável de turistas, o que garantiu à mesma o posto de cartão postal parisiense. Atualmente, estima-se que o número de visitantes anuais gira em torno de sete milhões, sendo 75% deles vindos de outros países.
Visitação
Para quem deseja subir até o topo da Torre Eiffel, o valor cobrado atualmente é de 15,5 euros, o que dá aproximadamente R$ 55. Já a subida até o segundo andar da construção tem um preço mais em conta: 9 euros ou R$ 32 na cotação atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário