Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Sobre o Tempra

O Tempra é um automóvel fabricado pela Fiat entre 1990 e 1999.
Foi lançado em janeiro de 1990 na Europa em substituição do Fiat Regata. Derivado do Fiat Tipo (que já havia sido lançado na Europa em 1988), o Tempra era um sedã com linhas quase retilíneas, com traseira curta e elevada, que era sua principal característica, típica dos italianos da época. Embora com as mesmas medidas do Tipo na largura (1,695 metro) e no entre-eixos (2,54 metros), era um carro mais longo, com um porta-malas de capacidade para 550 litros.
No ano seguinte, já vinham algumas melhorias de segurança, como barras de proteção lateral, assoalho reforçado e em algumas versões com essas modificações, era lançado o Tempra SW (Station Wagon) com câmbio automático de 4 marchas, e motor de 2.0. Basicamente, considerando-se os anos-modelo, o Tempra foi fabricado na Itália de 1990 a 1997 e no Brasil de 1992 a 1999, sendo que a exclusiva versão brasileira de duas portas foi fabricada de 1993 a 1995 e jamais existiu na Europa.


Características


No Brasil, foi lançado em novembro de 1991, com índice de nacionalização próximo aos 100%. As principais diferenças estéticas em relação ao europeu, eram os retrovisores maiores de aspecto mais esportivo e não retráteis (os do europeu se assemelham aos do Uno), a falta de piscas laterais (obrigatórios na Europa), falta do limpador do vidro traseiro e a opção dos vidros azulados existentes como opcional na versão européia. Outras diferenças estéticas são a grade frontal, a tampa do porta-malas com fechadura e alojamento da placa exclusivos para o modelo brasileiro, o acendimento diferenciado das lanternas traseiras do modelo brasileiro em relação ao europeu, em que as meias-luzes traseiras do brasileiro acendem em três pares de lâmpadas formando um belo conjunto de luzes enquanto no modelo europeu o acendimento das meias-luzes traseiras ocorre em apenas um par de lâmpadas, sendo que a lâmpada da parte de cima de cada lanterna é apenas para as luzes de freio e a lâmpada da parte debaixo de cada lanterna é apenas para as luzes de neblina (obrigatórias na Europa), de forma semelhante ao Fiat Tipo no que diz respeito ao acendimento de cada função das lanternas traseiras.
Na mecânica, mais ajustes: diversos novos pontos de solda no chassi e uma suspensão retrabalhada, para se adaptar as estradas brasileiras, com irregularidades. Na Europa ele era um sedan médio inferior ao Fiat Croma, topo de linha da Fiat européia. No Brasil, por representar o topo de linha, precisou de motores mais potentes e isso demandou mudanças no acabamento e numa suspensão a altura. No interior detalhes luxuosos. A versão Ouro (16 válvulas), tinha no painel, apliques imitando madeira, travamento central das portas por interruptor no painel e rádio/toca-fitas de fábrica eram novidades em carros da FIAT.



Tempra 16V - Tempra Turbo


Chegava em 1993 para revolucionar o mercado brasileiro. Foi o primeiro carro a ter motor multivávulas no Brasil (2.0 16V) O mesmo motor 2 litros, atingia 127cv (28cv a mais que o 8V), porém a Imprensa indicava que ele obtinha 135cv, chegava aos 202 km/h, e fazia 0 a 100 em 9,8s. Na Europa este mesmo motor entregava 150cv, mas desconfia-se que a Fiat declarou 127 por questões de impostos (o IPI, no caso), mas a perda para 135cv é natural, considerando a adaptação para o combustível brasileiro, com 27% de álcool.
No entanto, embora aumentasse seu torque para 18,4 kgfm (ganho de 2 kgfm - ainda pouco para o peso do carro), o torque máximo surgia só a elevadas 4.750 rpm, representando melhora bastante discreta onde o carro mais precisava, as baixas rotações.
O Fiat Tempra Turbo, foi o primeiro três volumes, a receber turbocompressor, e que gerava 165cv e 220 km/h de velocidade máxima declarada, porém testes da imprensa mostravam máxima de 210Km/h.
O motor tinha oito válvulas, que a Fiat considerava suficiente para o desempenho almejado, recebia turbocompressor Garrett com pressão de superalimentação de 0,75 kg/cm2 e intercooler.
O Tempra Turbo acelerava de 0 a 100 em 8,2s conforme dito na revista Quatro Rodas como "O Recorde do Turbo", pouco tempo depois ganhou o título de "O Carro do Ano 95" e "Mais Veloz do Brasil".
Como opcionais, ar condicionado digital programável, bancos em couro elétricos com regulagem de altura e apoio lombar, freios com ABS, check control, retrovisores fotocromicos etc.
O carro ganhou uma legião de fãs, que diziam que na época, o carro era nacionalmente imbatível.
As versões Turbo e Stile vinham com rodas aro 14, cujo formato remetia ao rotor de uma turbina, já a versão Turbo Stile, vinha com rodas aro 15 do mesmo modelo do HLX.


Tempra SW


A Fiat passava a trazer da Itália a perua Tempra S.W. Espaçosa e com bom porta-malas, não convenceu a todos, terminando numa traseira reta, ao estilo Volvo e as janelas posteriores eram trapézios invertidos. Mas trazia bons recursos: uma tomada de ar tipo NACA para manter o vidro traseiro limpo pela ação do ar, painel digital, freios ABS/EBD a disco nas 4 rodas e opção de bolsa inflável (airbag), que o Tempra nacional nunca teve.

Ficha técnica:
Edição: 11/1994
Configuração: 2.0 - 4L - G - 5M - TD
Potência(cv/rpm): 109,1/5.750
Torque (kgf/rpm): 16/2.750
Velocidade máxima (km/h): 163,0
Aceleração 0–100 km/h (s): 14,7
Retomada 80–120 km/h na última marcha: 24,9
Frenagem 100–0 km/h sem travamento (m): 45,2
Aceleração lateral (g): 0,81
Consumo cidade (km/l): 10
Consumo estrada (km/l): 12
Porta malas (l): 540/1590
Peso (kg): 1.875
Tanque de combustível (l): 65



Tempra HLX - STILE

No ano seguinte, 1995, a marca lançou o Tempra Stile para preencher uma lacuna na linha, a de um sedã 4 portas discreto e com o motor do Turbo. O Tempra Stile com o tempo substituiu o Tempra Turbo 2 portas, com a proposta esportiva suavizada à favor do conforto.
Em 1996 a linha recebeu um face lift, com faróis menores à frente com duplo refletor, lanterna traseira com pisca e luz de marcha-à-ré em forma de gota. No segundo semestre deste mesmo ano foi renomeado as categorias, aposentando (Stile, Ouro/16V e IE/8V) e surgindo o Fiat Tempra (Turbo Stile, HLX, SX). Em 1997, a linha foi rearranjada, com a versão com motor 2.0 8V saindo apenas na versão SX, mais simples, a versão com motor 16V saía tanto na versão mais simples SX, como na versão mais completa HLX, isso sem falar na versão top de linha, a Turbo Stile.
Após estas versões o fim da produção do Tempra se aproximava em 1998, veio então Tempra City versão 1999, que foi modificado nos pára-choques, que agora vinham integralmente na cor do veículo, além de mudanças na grade dianteira e nas maçanetas das portas. O acabamento interno tinha os forros das portas da linha Tipo e novo tecido nos bancos, os mostradores do painel vinham em tom azul. A linha agora era rearranjada e a versão Turbo Stile/HLX deixava de ser oferecida, havendo apenas a opção entre o motor 8V e 16V. Em todos os anos de fabricação no Brasil, nunca foi oferecida transmissão automática para o Tempra.
Alguns meses depois a Fiat iniciou as vendas do sucessor do Tempra, o Fiat Marea, no dia 30 de outubro de 1998 foi o último dia de produção do Tempra no Brasil, deixando muitos de seus fãs com saudades.
Com o anúncio do fim de produção do Fiat Tempra no Brasil, houve um aumento na demanda de compra, gerando um ágil de 15% sobre o valor de tabela. Também tem que ser mencionado que mesmo após o final de produção, o Fiat Tempra se manteve como o segundo carro mais desejado pelos Brasileiros na época.


Retorno em 2014


Segundo informações divulgadas pela imprensa, a Fiat tem a intenção de lançar o Fiat Viaggio em 2014 no Brasil. Baseado no Dodge Dart americano, o sedã médio-grande teria como missão substituir o Linea, que nunca "decolou" nas vendas.
Afim de familiarizar os consumidores com o Viaggio, cujo nome pode trazer problemas na pronúncia em português, a Fiat renomearia o carro no Brasil deTempra; ressucitando seu primeiro sedã médio vendido no país.

Um comentário:

  1. Espero que o bagageiro não seja pequeno! Tomara que ficasse na casa dos 450l a 500l!

    ResponderExcluir