Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sobre o Meriva

A Meriva é uma minivan compacta fabricada pela Chevrolet no Brasil e pela Opel na Europa. Feita a partir da mesma plataforma que do Chevrolet Corsa/Opel Corsa, desenvolvido comunemente por General Motors do Brasil e Opel , foi lançada no Brasi e na Europa em 2002.
Totalmente projetada na filial brasileira da General Motors, a Meriva tem motores 1.4 Econo.Flex de 99/105 cv e 1.8 Flexpower, de 112/114 cv. Foi produzida na unidade deSão José dos Campos (SP) e em Zaragoza, Espanha.
Feita para para substituir o Corsa Wagon, que apresentava baixas vendas em comparação aos seus principais concorrente na época (Fiat Palio Weekend,Volkswagen Parati). Deixou de ser produzida em 2012, devido a entrada da Chevrolet Spin, seguindo o conceito iniciado pela Livina, da Nissan.
A Opel, sucessora da GM na Europa, deu todos os créditos da produção da minivan Meriva para a Chevrolet brasileira, e acabou levando-a para a Europa, fazendo o caminho inverso de outros veíulos da Opel/Chevrolet, vindos de lá para cá.
Seus concorrentes no Brasil eram: Nissan Livina, Citroën Picasso, Fiat Idea, Honda Fit, Volkswagen Spacefox.
O nome "MERIVA é uma sigla, criada pela própria Chevrolet, embora esse nome esteja presente no Torá, Livro sagrado dos judeus e se pronuncia |meríva|. A Chevrolet afirma que o nome é uma junção aleatória de letras feitas por computador:
  • E - Elástico
  • R - Revolucionário
  • I - Inovador
  • V - Versátil
  • A - Ágil
  • M - Monovolume


História

Lançada em 2002, já como modelo 2003, a Meriva chegou com dois motores: 1.8 8V e 1.8 16V, e uma nomeclatura: CD. Em 2003, já modelo 2004, ela deixa o motor 1.8 16V e chega com motorização 1.8 Flexpower. Em 2004, a Chevrolet lança mais pacote de opicionais para sua minivan, acabando com a nomeclatura CD, e chegando com 4 novas versões: Joy, Maxx, Premium e SS (visual esportivo), todas com motores 1.8 Flexpower.
E assim ficou até metade de 2008, quando a Chevrolet lança o câmbio Easytronic, somente na versão Premium. Passado três meses, é adicionado na linha o motor 1.4 Econo.Flex (da linha Celta/Prisma), devido a queda nas vendas com motor 1.8, por causa do alto consumo. A estratégia adotada funcionou, aumentando notávelmente as vendas do Corsa, exclusivamente nas versões Joy e Maxx (que deixaram os motores 1.8). E o motor 1.8 aderiu totalmente o câmbio Easytronic, nas versões Expression (lançada especificamente para a versão automatizada), Premium e SS. Recebeu, também, uma leve reestilização, aderindo a gravata dourada da Chevrolet, sem o arco (nova linguagem da marca), e lanternas traseiras cromadas.
No início de 2012, as versões Expression e SS foram descontinuadas, e alguns opcionais, como Air Bag, passaram a ser de série nas versões Maxx e Premium, mantendo o preço.
Sua produção e da irmã Zafira foram encerradas em julho de 2012, com o lançamento da Série Collection, com 500 unidades de cada modelo, todos em verde metálico. Os modelos Opala (este como Collectors) e Vectra receberam a série no final de suas produções.


Crash Test

A Meriva (com airbag) recebeu da Latin NCap, 3 estrelas das 5 possíveis, na proteção de adulto, e 2 estrelas proteção criança, pelaEuro NCap ela recebeu 4 estrelas das 5 possíveis. Isso acontece porque aqui no Brasil a Chevrolet economizou em alguns equipamentos de segurança.


Versões e Motorizações

  • Joy - 1.4 Econo.Flex
  • Maxx - 1.4 Econo.Flex
  • Premium - 1.8 Flexpower


Versões Extintas

  • Joy - 1.8 Flexpower
  • Maxx - 1.8 Flexpower
  • CD - 1.8 8V
  • CD 1.8 16V
  • Expression 1.8 Flexpower
  • SS Super Sport 1.8 Flexpower


Dica

Quando for comprar qualquer tipo de carro , desde seminovo até usado . sempre olhe se tem Roda extra , Espaço e conforto nos bancos de trás , se tem no mínimo Três Vistos do Controlar 2010,2011 e 2012 ( 10 . 11 . 12 ) . vejá se o ar condicionado funciona . Sempre olhe ou passe a mão,em baixo do bamco do MOTORISTÁ se não à Ferruge ou Barro , se houver , é bom não comprar o carro,poís pote ter saído de uma enchente , e muitas coisas pode não funcionar . Também vejá o motor do carro se está tudo certo , documentação do carro se está em dia , vejá se o faról pega .

Nenhum comentário:

Postar um comentário