Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Planeta Mercurio

O planeta mercúrio é o mais quente do Sistema Solar por ficar próximo do Sol ele da uma volta em torno deste em uma orbita de 88 dias, sua capacidade de dar essa volta é a segunda maior para os planetas do Sistema Solar isso o faz se aproximar até 47 milhões de quilômetros ou se afastar mais de 70 milhões de quilômetros do Sol. Outra curiosidade interessante sobre este planeta é que ele é o mais rápido viajando pelo espaço e anda cerca de 50 km/s sendo uma velocidade bem acima dos demais, Mercúrio da efetua três rotações a cada duas orbitas em torno do sol de modo que com esses movimentos fazem os dias solares durarem aproximadamente 176 dias terrestres, não é possível haver vidas neste planeta por conta da grandiosa temperatura que atinge seu solo podendo chegar a 430 graus como não há atmosfera no planeta para reter o calor as noites podem atingir 170 graus negativos torando a vida no local algo extremamente impossível para qualquer ser.
Muitas imaginavam que não, mas há possibilidade de existir gelo no interior das crateras profundas localizadas nos pólos do planeta, como este planeta não tem eixo seu modo de rotação é perpendicular ao plano de sua orbita e o chão destas crateras jamais recebe a luz do sol podendo assim dar extrema facilidade para que hajam geleiras no interior, a tênue atmosfera de Mercúrio tem suas partes constituídas essencialmente por átomos de árgon, neon e de hélio que são liberados da superfície depois de receberem o vendo solar, mas sua pressão não chega nem próxima da atmosfera terrestre já que sai pressão é um bilionésimo da terrestre a nível do mar. O altíssimo nível de temperatura destas terras faz com que estes átomos se escapem para o espaço, assim não há processos que protejam o planeta contra meteoritos igual acontece aqui na Terra e por isso sua superfície é bastante parecida com a da lua marcada por milhares de crateras causadas pelo impacto de meteoros que atingiram o solo.
Uma das maiores formações existentes em mercúrio são constituídas pela Bacia de Caloris que tem 1300 quilômetros de diâmetro, isso ocorreu por conta de um impacto que o planeta sofreu com um asteróide ainda cedo na história do sistema solar e muito provavelmente formou as crateras mais visíveis no lado oposto do planeta, a reformulação da crosta foi o último sinal de atividade geológica que ocorreu no planeta. Mercúrio se trata do segundo menor planeta do Sistema ficando atrás apenas de plutão e é o segundo mais denso entre todos perdendo para a Terra, isto significa que seu solo é completamente rico em ferro e seu tamanho é provavelmente muito parecido com o da nossa lua. A única missão espacial que visitou este planeta ocorreu nos anos de 1974 e 75 onde foi possível descobrir que não há satélites naturais na região, e foi possível obter imagens de quase metade da superfície mostrando que o planeta se parece mais com uma esfera do que a Terra. Este pequeno planeta pode ser observado por qualquer pessoa através de um binóculo, mas como fica muito próximo do sol é quase impossível de ser observado




2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk
    Muito bom sr. veneza, muito interessante então vc vai informar tudo o que acontece , um blog informativo e muito bom e util estou aguardando novos assuntos interessantes no seu blog
    Gostaria de saber mais informações sobre o clima gelado na europa e asia , as baixas temperaturas sobre o clima local

    forte abraço

    ResponderExcluir