Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Por que criamos os Trópicos de Câncer e de Capricórnio?



Uma pergunta 
engenhosa está por trás do post de hoje: por que foram inventados o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer? O que o homem ganha com algumas linhas imaginárias riscadas ao redor do globo?Alguém aí precisa de direção?
Ok, primeiro precisamos explicar alguns conceitos. Os paralelos e meridianos são linhas de mentira criadas para facilitar a localização de qualquer ponto no planeta Terra. Entre as linhas principais estão os trópicos de Câncer e Capricórnio.
Os pontos de localização desses dois lugares foram escolhidos conforme a posição do Sol em relação à Terra. Quando o verão começa no hemisfério Sul, os raios solares incidem diretamente sobre uma única área do planeta: o Trópico de Capricórnio. Nesse momento, na direção do Sol, está a constelação de Capricórnio – é daí que vem o nome.
Já quando o inverno começa nesse mesmo hemisfério, os raios solares incidem sobre a linha do Trópico de Câncer (nome que também vem de uma constelação).
O Trópico de Câncer e o de Capricórnio definem as zonas climáticas da Terra: Zona Polar Ártica, Zona Temperada Norte, Zona Tropical, Zona Temperada Sul, Zona Polar Antártica. Bem legal, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário