Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Descubra histórias e números incriveis sobre o seu material escolar


Borrachas, canetas e lápis de cor escondem mais curiosidades do que você imagina!


Caneta


Traço looongo
Uma caneta esferográfica comum tem tinta para desenhar uma linha de 3 quilômetros, o mesmo que 230 ônibus enfileirados.
Solução simples
Reparou que tem um furinho no meio do tubo de plástico da sua caneta? Ele existe para deixar o ar entrar e evitar que a tinta vaze. Se a caneta fosse toda fechada,conforme a tinta fosse consumida,um vácuo se formaria no lugar onde ela estava. Então, não haveria ar para substituir o espaço que foi deixado pela tinta e segurar o restante da tinta lá dentro. Daí, ela vazaria pela parte de trás da caneta.


Lápis


Ideia de gênio
No século 18, surgiram os primeiros lápis com pedaços de grafite enrolados em cordasou pele de animais. Mais tarde, os alemães começaram a usar pedaçosde madeira para cobrir a grafite. O invento evoluiu até ganhar borracha na ponta, em 1858 .
Quase iguais
A diferença entre os lápis pretos e os coloridos está no recheio. No lápis preto, ele é feito de grafite preto e, nos coloridos ,é uma massa de cera e pigmentos que dão cor.
Eficiente
Um lápis comum escreve cerca de 45 mil palavras ou risca uma linha de 56 quilômetros de comprimento, o mesmo que 800 aviões enfileirados .


Apontador


Devorador de lápis
A lâmina de um apontador perde o c orte depois de apontar, mais ou menos, 12 lápis inteiros.
Que desgaste!
A borracha apaga porque desgasta a parte superficial do papel. Além disso, o grafite gruda mais na borracha do que no papel e por isso ela fica suja com o uso. Antes de a borracha ser inventada, as pessoas apagavam com miolo de pão ,que desgasta o papel sem rasgá-lo.


Tinta


Fim da sujeira
Povos antigos usaram pincéis, varetas e penas para escrever. No final do século 19, surgiram nos Estados Unidos as primeiras canetas-tinteiro. Cansado de se sujar com elas, em 1938, na Hungria, Ladislao Birô teve a ideia de colocar a tinta em um tubo plástico e fazer uma ponta especial. Assim criou a caneta esferográfica. A palavra esferográfica vem dos termos gregossphaîra (esfera) e graphikós (escrever).


Papel


Grande invenção
O papel foi inventado na China no século 2 e era feito com fibras de algodão retiradas de panos velhos. Quando as máquinas de impressão foram desenvolvidas, no século 15, começaram a faltar trapos para fazer livros, jornais e revistas. E só depois de 1850 foi possível fazer papel a partir de materiais tirados da madeira.
Mudando de cor
Se você esquecer um pedaço de papel em cima da mesa e voltar para pegá-lo meses depois, vai perceber que ficou amarelado. Isso acontece por causa de uma substância que existe na madeira e que escurece quando entra em contato com a luz e o oxigênio.
Dobra e desdobra
A quantidade de vezes que se pode dobrar um papel depende do tamanho e da espessura dele. Quanto maior e mais fino o papel, mais vezes você conseguirá dobrá-lo.


 Ponta-de-caneta


O segredo está na ponta!
O sistema que faz a tinta sair na ponta da caneta é simples: uma bolinha gira e puxa um pouco da tinta que está no tubo de plástico. Essa bolinha tem 0,5 milímetro e é feita de um metal muito resistente chamado tungstênio.


Clips

Nenhum comentário:

Postar um comentário