Você consegue imaginar como eram as cidades milhares de anos atrás? Então se prepare para voltar no tempo e conhecer as civilizações mais antigas da Terra. E elas ainda existem!
Jericó, na Cisjordânia
Ela surgiu há mais de 10 mil anos e já foi uma das maiores cidades da antiguidade! Apesar de ter sido destruída e abandonada várias vezes, por causa de conflitos contra a Babilônia, Jericó sobreviveu ao tempo. Atualmente a cidade do Oriente Médio, que fica a beira do Rio Jordão, tem cerca de 18 mil habitantes.
Damasco, na Síria
Conhecida como “Cidade do Jasmim”, Damasco tem aproximadamente 8 mil anos de existência. Durante muitos anos ela passou por uma grande batalha, onde vários povos disputavam seu território. Agora a cidade, que é capital da Síria, é considerada um patrimônio mundial e sua população chega a quase 1 milhão e 600 mil pessoas.
Susa, no Irã
Com 7500 anos de idade, Susa era uma cidade muito rica do Império Persa. Uma escavação feita na região descobriu alguns tesouros arqueológicos, como cerâmicas antigas e artigos que pertenceram a reis e governantes. Hoje a cidade tem aproximadamente 65 mil habitantes.
Sídon, no Líbano
Fundada há 6 mil anos, ela foi um grande centro comercial. A população da região sabia fabricar vidro e tinta roxa, o que na época servia como moeda de troca para outros produtos. Depois de duas guerras Sídon ficou em ruínas, mas se reergueu aos poucos. Atualmente mais de 150 mil pessoas moram na cidade.
Beirute, no Líbano
Essa cidade existe há mais de 5 mil anos e já foi dominada pelos povos fenícios, romanos e gregos. Após muita luta, conseguiu sua independência. Hoje em dia, Beirute é a capital do Líbano e tem mais de 1 milhão e 700 mil habitantes!
Jerusalém, em Israel
A capital de Israel tem 4800 anos de idade. Disputada por vários povos, Jerusalém é uma cidade que enfrenta guerras até hoje. Sua população atual é de 693 mil pessoas.
Arbil, no Iraque
Localizada em meio às montanhas, Arbil existe a cerca de 4300 anos e antigamente foi campo para várias batalhas. Até mesmo Alexandre, o Grande passou pela cidade quando estava a caminho da Pérsia. 1 milhão e 100 mil moradores
Kirkuk, no Iraque
Ela existe há 4200 anos e já teve outro nome: Arrapha. A cidade que fica perto de Bagdá é uma grande produtora de petróleo e tem uma população de 600 mil pessoas.
Aleppo, na Síria
Essa civilização tem 4 mil anos e já foi dominada por egípcios, bizantino e árabes. Nesse vai e vem, mudou de nome três vezes. Atualmente é uma das maiores cidades da Síria, com 2 milhões e 300 mil habitantes!
Mântua/Mantova, na Itália
Fundada há 4 mil anos, a cidade ganhou esse nome em homenagem ao deus grego Hades. Já foi uma grande civilização disputada por muitos países, mas atualmente é uma pequena vila, com 48 mil moradores.
E aqui no Brasil?
São Vicente, em São Paulo
Após chegar ao Brasil, os colonizadores portugueses começaram a explorar o seu interior e fundaram a primeira cidade do país. Com 480 anos de idade, hoje São Vicente tem mais de 300 mil habitantes.
Olinda, em Pernambuco
Há 477 anos um desbravador português fundou a cidade. Atualmente, ela tem quase 400 mil habitantes e é um dos pontos turísticos mais procurados no Carnaval.
Santos, em São Paulo
Foi Brás Cubas quem fundou a cidade, há 466 anos. Hoje em dia 420 mil pessoas moram na cidade, famosa pelo Porto de Santos, que recebe navios do mundo todo!
Salvador, na Bahia
Ela tem 463 anos de idade e foi a primeira capital do Brasil! Atualmente tem quase 3 milhões de habitantes.
São Paulo, São Paulo
São Paulo foi fundada pelos jesuítas há 458 anos. No início era apenas uma pequena vila, mas cresceu e atualmente né uma das cidades mais importantes do país. Hoje a cidade tem mais de 11 milhões e 300 mil habitantes!
Summer, na antiga Suméria
Surgiu há pelo menos 6 mil anos e foi a primeira capital da Suméria, uma das maiores civilizações da antiguidade. Localizada na região onde atualmente estão os países Irã e Iraque. A partir do século I a cidade foi abandonada, hoje existem apenas ruínas desabitadas.
Ur, na antiga Suméria
Ela surgiu há 5 mil anos, foi uma grande metrópole e chegou a ser capital da região. Lá foi inventado o primeiro código de leis, no ano 3200 a.C. A região passou por muitas guerras e se tornou um sítio arqueológico, sem nenhum habitante.
Lagach, na antiga Mesopotâmia
Foi o maior centro econômico da Mesopotâmia. Possuía um sistema bancário, calendário com 12 meses e uma literatura avançada. Tudo isso há 5 mil anos! No ano 1 d.C, a cidade foi dominada pelos árabes, perdeu o posto de grande metrópole e atualmente não existe mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário