Sejam Bem Vindos á Sr.Veneza, o blog que abordará assuntos diversos que envolvem atualidade !!! Façam parte,venham aqui!!

Wellcome

Sejam Todos Bem Vindos ao Blog de Sr.Veneza.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cangambá é um mamífero fofo e fedorento; veja a diferença entre ele e o gambá


Saiba tudo sobre o fedido e também sobre um bicho muito parecido: o gambá

Texto:Maria Carolina Cristianini
cangamba-bicho1]E com você, o charmoso (e fedorento) cangambá
Muita gente o confunde o cangambá com o gambá. Embora tenham nomes parecidos, eles não são nem da mesma família e só têm uma coisa em comum: quando se metem em encrenca, espantam os inimigos lançando um cheiro ruim no ar.
O visual do cangambá é um charme: ele tem pelos pretos longos e fofos, duas listras brancas, que saem da cabeça e vão até o início da cauda. Mais ou menos do tamanho de um gato, vive entre árvores e costuma se esconder em tocas feitas nas rochas, sempre perto de locais onde encontra água.
A fama de fedido não é muito justa, pois o cangambá tem o mesmo cheiro que outros animais silvestres. O odor estranho só aparece quando ele se sente ameaçado. Se percebe a aproximação de um humano ou de outro bicho, na mesma hora ele levanta a cauda e esguicha um líquido com um cheiro tão ruim que o inimigo desiste de persegui-lo. O jato é tão forte que pode alcançar quase seis metros de distância.
Esse líquido especial é sua principal defesa e também serve para marcar seu território e até para atrair namoradas, que farejam o ar e logo descobrem onde encontrar seus parceiros.
Discreto e dorminhoco
cangamba-bichoO cangambá passa o dia em tocas entre pedras ou em troncos e só sai para caçar à noite
Apesar de contar com uma arma secreta poderosa, o cangambá evita encontrar predadores, é discreto, dorme o dia inteiro e só sai de casa quando escurece. À noite, conta principalmente com o olfato e com suas garras longas para encontrar e pegar frutos, insetos, aves, ovos, crustáceos e até pequenos mamíferos.
Esse animal vive solitário em campos, cerrados e caatingas e florestas. Ele só procura companhia na época do namoro.
Família unida
Cerca de 80 dias depois de seu encontro com os machos, as fêmeas têm seus filhotes. Podem nascer entre até seis bebês. Nos primeiros dias, eles são muito frágeis, não enxergam e dependem totalmente da mãe. Permanecem na toca por cerca de um mês e depois seguem a mãe para todo lado, até que aprendam a encontrar comida e a se defender sozinhos.
Enquanto permanecem juntos, eles desenvolvem também formas de se comunicar. Além de liberar o cheirinho especial para atrair parceiros, eles emitem grunhidos e gritos de alerta e mudam até a postura, ficando em pé e com os pêlos eriçados para mostrar quando estão zangados.
cangamba-bicho-infografico-partes
A visão não é muito boa.
A audição é eficiente.
Os pelos longos e finos protegem do frio.
A cauda longa é bem peluda.
As pernas são curtas com garras fortes que ajudam nas caçadas.
O olfato é seu sentido mais apurado.
Você sabia que:
  • Existem 10 espécies de cangambá espalhadas pela América e que 2 vivem no Brasil?
  • Além de cangambá e jaritataca, ele também é chamado de zorrilho?
Ficha do bicho
  • Peso: até 4 quilos.
  • Tamanho: até 80 centímetros.
  • Gestação: até 3 meses – varia conforme a espécie.
  • Alimentação: invertebrados, pequenos vertebrados e frutos.
  • Tempo de vida: até 6 anos.
  • Onde vive: nos campos, cerrados, caatingas e florestas do continente americano, do Canadá até a Argentina.
Agora sim: este é o verdadeiro gambá!
gamba-bichoEste é o Heidi, o gambá vesgo que mora no zoológico da cidade de Leipzig, na Alemanha
gambá é bem diferente do cangambá. Para começar, seu cheiro não é tão ruim (ufa!). Além disso, ele é um mamífero marsupial: ou seja, tem um curto período de gestação e seus filhotes nascem bem pequenos e completam seu desenvolvimento dentro de uma bolsa que existe na parte da frente do corpo da mãe.
Os gambás contam com a ajuda da cauda para subir em árvores e conseguem se adaptar a ambientes urbanos, onde às vezes se esconde nos telhados das casas. Muita gente o confunde com ratos por causa da aparência semelhante entre os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário